É oficial: a Nestlé Portugal e o Hotel da Baixa são as primeiras empresas campeãs nacionais de Padel. Depois de 864 jogos e um milhar de participantes espalhados por seis regiões do país, a finalíssima da Altice Empresas Corporate Padel League by Negócios 2023 decorreu no Oeiras Padel Academy, em Lisboa, no passado fim de semana de 11 e 12 de março.
Capitã Nestlé Portugal: “Foi suado”
Num decisivo frente a frente com a Massimo Zanetti Beverage Ibéria, a Nestlé Portugal conquistou o título de Empresa Campeã Nacional de Padel no feminino. A equipa, liderada por Patrícia Relvas, venceu por 2-1 no court patrocinado pela Cork. Numa final jogada à melhor de três encontros, a derradeira decisão ficou para a última ronda onde a Nestlé Portugal mostrou a sua superioridade numa vitória categórica.
“Através de muitas etapas conseguimos realmente chegar ao primeiro lugar”, afirmou Patrícia
Relvas, entre gritos de vitória em seu redor. “Foi suado mas é uma sensação privilegiada”. Patrícia Relvas trabalha há 20 anos na Nestlé Portugal e já vai na sua 11ª função na empresa como Service Expansion Lead na Nestlé Business Services Lisbon. “Encontrei no padel o meu equilíbrio em termos de trabalho e de saúde física e mental. Faço este desporto com gosto porque permite-nos evoluir mesmo sem uma base técnica mas, obviamente, com muita persistência”, referiu. Ao lado da colega de trabalho Nazaré Paiva, Patrícia Relvas reconhece a importância de honrar a camisola da empresa. Ambas vestiram as cores dos cereais Fitness para provar que, à imagem do slogan da marca, com determinação não há objetivo que não consigam atingir. “Este tipo de iniciativas fomentam o espírito de equipa entre colegas e permitem à própria empresa dar o exemplo de que a saúde também é importante para atingirmos o chamado work life balance”, afirma Patrícia com a medalha de ouro ao peito.
Capitão Hotel da Baixa: “Sensação fantástica”
No masculino, foram os dois apurados da fase regional de Lisboa que acabaram por disputar o título de Empresa Campeã Nacional de Padel na finalíssima da Altice Empresas Corporate Padel League. No passado domingo, 12 de março, o dia foi marcado pelo encontro final entre Hotel da Baixa e SoulSushi & Two Care que terminou com um resultado de 2-0 com ambas as rondas a serem decididas com um Super Tie Break. Embora a equipa SoulSushi &Two Care se tenha afirmado de início, ao vencer o primeiro set de ambas as rondas, os jogadores do Hotel da Baixa resistiram e responderam à altura, ao conquistarem o segundo set e vencerem o Super Tie Break, evitando a decisão da final na negra. “A sensação de conquistar o título de primeira empresa campeã nacional de padel é fantástica!”, adianta Francisco Bordalo, capitão de equipa e CEO do Hotel da Baixa. “Jogo padel há mais de dez anos e já participei em muitos torneios mas o nível competitivo [da Altice Empresas Corporate Padel League] foi uma surpresa”. Ao lado de Pedro Caetano, diretor-geral de operações do Hotel da Baixa, Francisco entrou em campo para vencer. “É uma grande responsabilidade representar o Hotel da Baixa, que é o melhor hotel de 4 estrelas da cidade de Lisboa. Portanto, reunimos uma equipa de amigos e colaboradores para concretizar o nosso grande objetivo: ganhar!”, afirma, entre sorrisos.
“É sempre bom estarmos fora do hotel num ambiente de competição com outras pessoas para fortalecer a ligação à própria empresa. São estes momentos de tensão, de vitória, de dificuldades, de passarmos isto em conjunto que fazem a diferença e criam força de grupo”, defende o capitão da equipa vencedora.
“São várias as circunstâncias que contribuem para que o padel seja um sucesso. É o desporto com maior crescimento nos últimos anos em Portugal justificadamente”, comentou Francisco Bordalo, CEO do Hotel da Baixa.
Um evento que vai ficar como referência
No rescaldo da final, Francisco Bordalo recordou o caminho percorrido ao longo da competição e os contratempos vividos. “A fase de apuramento foi muito equilibrada, apurámo-nos por muito pouco.
Ganhámos um terceiro jogo no Super Tie Break, também não tínhamos a equipa completa…”, confessa. De facto, a equipa do Hotel da Baixa venceu uma partida na fase de grupos da regional de Lisboa
frente à Adega do Montado num Super Tie Break no derradeiro encontro, resolvido pela margem mínima de 10-8, que os poderia ter atirado para fora da competição numa fase muito inicial. Já na finalíssima, o CEO do Hotel da Baixa fez um balanço altamente positivo da primeira liga portuguesa de padel entre empresas: “Já tive a oportunidade de jogar o Campeonato do Mundo, o Campeonato da Europa e sempre gostei de competir. De todos os torneios que fiz na última década, se este não foi o melhor, está entre os três melhores torneios que tive a oportunidade de participar pelo nível do networking, pelos patrocinadores, pelo número de equipas e pelo ambiente”.
No total, a Altice Empresas Corporate Padel League by Negócios 2023 decorreu entre 20 de janeiro
12 de março e reuniu um total de 192 equipas do território continental e ilhas. “Muitos parabéns à organização e, acima de tudo, aos patrocinadores, por tornarem possível esta primeira edição. Está aqui dado o primeiro grande passo para isto ser um evento de referência em Portugal”, concluiu Francisco Bordalo já com o troféu na mão. “Ganhámos e já ganhámos a inscrição para o ano seguinte, portanto vamos participar com certeza. Está prometido, até para o ano!”, despediu-se com garra.
Medalhas de prata e bronze
No masculino, o segundo lugar foi atribuído à equipa da empresa SoulSushi & Two Care
(apurada na região Lisboa) e, no feminino, à equipa da empresa Massimo Zanetti Beverage Ibéria
(apurada na região Centro). Ambas receberam prémios pela mão da Altice Empresas como mainsponsor e do Negócios como media partner, assim como de patrocinadores como o Banco Finantia, Carlsberg, C. Santos VP, Cork Padel, Nicola e Fiuza Wines. Já na disputa pela medalha de bronze, o court Finantia colocou a Betinatexteis Lar, apurada pela região Centro, e a SIUX Portugal, apurada na região Norte, num frente a frente. O vencedor da categoria masculina só se decidiu ao fim de de três encontros, com a Betinatêxteis Lar a conquistar o terceiro lugar. Na categoria feminina, também foram necessários três encontros para encontrar a equipa vencedora da medalha de bronze. A Lazer Telecomunicações, do Algarve acabou por vencer a Altice Empresas MAD II, da região da Madeira, encerrando assim o pódio. Definidas as classificações finais, Lisboa foi a região com mais medalhas arrecadadas. Todas as regiões em Portugal Continental conseguiram levar para casa pelo menos uma medalha, à exceção dos arquipélagos dos Açores e da Madeira que não conquistaram prémios.
HUGO LEAL ADERIU COM GOSTO AO PADEL
O padel teve uma explosão de praticantes entre colaboradores das empresas, amigos e até nomes do desporto nacional. Hugo Leal, ex-jogador de futebol profissional, uma das personalidades que marcaram presença na primeira edição da Altice Empresas Corporate Padel League, encontrou uma modalidade à sua imagem. “Quando deixei de jogar à bola, encontrei no padel um espaço onde podia competir e onde a vertente social é muito forte”, recordou Hugo, que iniciou a sua carreira de jogador no Sport Lisboa e Benfica.“Não é um desporto muito difícil e, tecnicamente, não é necessário grande capacidade. Acaba por ser um jogo divertido para homens e mulheres, miúdos e graúdos, tenham ou não aptidão para o desporto”. Depois, há o lado do convívio. “A componente social do padel é algo que não se encontra em muitos outros desportos. Fui um dos participantes nesta finalíssima, organizada pela Altice Empresas, com muito mérito por parte da organização e com excelentes participantes. O convívio foi extraordinário e, portanto, estou muito feliz por fazer parte desta festa”, afirmou o ex-futebolista. Por ser uma modalidade fácil, divertida e social, a nível nacional já se registam mais de 200 mil praticantes e mais de 300 clubes. Hugo Leal sublinha a “quantidade de amigos” que criou no padel e enalteceu a vertente inclusiva da modalidade. “O padel, de todos os desportos que conheço, é provavelmente dos mais inclusivos”, rematou.
Regressar à Página Inicial